terça-feira, 16 de março de 2010

Secretaria de Saúde confirma 178 casos de dengue em Campinas

Doença se espalhou por todas as áreas


A Secretaria de Saúde de Campinas confirmou que até a segunda-feira (15) foram confirmados no município 178 casos de dengue, desde 1º de janeiro deste ano. São 11 casos a mais em relação ao boletim anterior, de 8 de março que informou 167 casos.

Dos atuais 178 casos, 116 foram contraídos no município e 62 importados de outras cidades e regiões do país.

Ainda segundo a Secretaria, existem 29 áreas com casos de dengue onde os pacientes contraíram a doença. Estas regiões estão espalhadas em todas as regiões da cidade, norte, sul, leste, sudoeste e noroeste.

Especialistas apontam que o calor e as constantes chuvas estão entre as explicações para o aumento dos casos em Campinas, além da circulação do sorotipo viral DEN-1, que motivou o Ministério da Saúde a alertar todas as unidades da Federação, pois esse sorotipo, que circulou com maior intensidade na década de 90, voltou a predominar em alguns estados no final de 2009.

Sintomas
Os infectados têm febre alta entre 39º e 40º, dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjôos, vômitos, manchas vermelhas na pele, dor abdominal.

No caso da dengue hemorrágica os sintomas são parecidos, mas no quarto dia surgem hemorragias em virtude do sangramento de pequenos vasos na pele e nos órgãos internos. Segundo os médicos, a dengue hemorrágica ainda pode provocar hemorragias nasais, gengivais, urinárias, gastrointestinais ou uterinas..

Nenhum comentário:

Postar um comentário