A doença pode aparecer por fatores genéticos ou por fatores de risco como obesidade e sedentarismo
O Dia Nacional do Diabetes é nesta terça-feira e para reforçar sobre os riscos da doença o endocrinologista Rodrigo Siqueira, da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, alerta para os fatores que podem causar o diabetes.
“O diabetes tipo 1 é mais comum em crianças, adolescentes e até adultos jovens. O do tipo 2 aparece em 95% dos casos nos adultos, e pode ser desencadeado por fatores de risco como obesidade e sedentarismo”, alerta. Quanto mais fatores de risco a pessoa tiver, maior é a possibilidade de desenvolver a doença.
Entretanto, pessoas com hábitos saudáveis, mas com histórico de diabetes na família precisam tomar cuidado. É o caso da professora de educação infantil, Lilian do Carmo.
“Eu descobri que tinha diabetes quando fui fazer exames preparatórios para uma cirurgia. Eu era magérrima e nunca tinha tido nenhum sintoma, mas meus avós tiveram a doença”, conta.
Assim como no caso de Lilian, muitas pessoas demoram para identificar a doença. Na maioria dos casos, a descoberta é feita após a diminuição de 50% na produção de insulina e perda de peso. Isso porque os primeiros sintomas da doença são sede em excesso, turvação visual e dificuldade de cicatrização.
Insulina
“Após aproximadamente dez anos de tratamento, o pâncreas do diabético não produz insulina”, afirma Siqueira. Por isso, é necessária a reposição. “Alguns tipos de insulina começam a agir em 15 minutos, e após duas horas já não têm mais efeito. Outras começam a fazer efeito após três ou quatro horas, mas duram um dia inteiro. Tudo depende de cada paciente”, indica.
Lilian convive com a doença há mais de 30 anos e toma insulina quatro vezes ao dia. “É muito doloroso. No começo, eu não precisava tomar insulina, só com exercícios físicos e uma dieta balanceada a glicemia já estabilizava”, conta.
Riscos, hábitos e tratamento
O paciente diabético tem mais riscos de apresentar doenças cardiovasculares (infarto e derrame), precisa controlar o nível de colesterol e pressão arterial.
Além disso, deve adotar bons hábitos alimentares, não ingerir bebidas alcoólicas e praticar exercícios físicos. “Os diabéticos são proibidos de ingerir carboidratos simples e açúcares, presentes nos doces principalmente”, indica Siqueira.
Além dessas precauções, o tratamento do diabetes pode ser feito por via oral (alguns remédios são distribuídos pela rede pública de saúde) para controle da doença. O diabetes não tem cura.
Anúncios Google |
+Ao Vivo Entrevistas
Sempre uma entrevista inédita e ao vivo. Confira o que está rolando!
|
Super Saldão de Passagens
GOL, Azul, Avianca, TRIP e Mais. Diversos Trechos a partir de R$40
|
Casas em Ribeirão Preto
As Melhores Ofertas de Casas Excelentes Casas em Ribeirão Preto
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário